Com adesão recorde, 83% dos clientes economizam água em maio em SP DE SÃO PAULO

Com adesão recorde, 83% dos clientes economizam água em maio em SP
DE SÃO PAULO

A Sabesp registrou no mês de maio o maior percentual de clientes da região metropolitana de São Paulo economizando água desde que foi implantada o programa de bônus para redução do consumo, em fevereiro de 2014. Segundo a companhia, 83% das pessoas atendidas usaram menos água –nos dois meses anteriores o número tinha sido de 82%.

A economia de água chegou a 6,2 mil l/s (litros por segundo), volume suficiente para abastecer cerca de 1,9 milhão de pessoas ou as populações das cidades de Campinas e São Bernardo do Campo somadas.

Desses 83% que conseguiram reduzir o consumo, 73% tiveram o bônus. O programa concede bônus de 30% na conta a quem reduz o consumo em mais de 20%, bônus de 20% a quem reduz o consumo em entre 15% e 20% e bônus de 10% a quem diminui o consumo em 5%.

Ainda de acordo com a Sabesp, o balanço de pessoas que aumentaram o consumo caiu, passando dos 18% de abril para 17% em maio –10% tiveram de pagar sobretaxa por gastarem mais que a média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014 e 7% elevaram o gasto, mas não foram enquadrados no programa.

A sobretaxa é de 40% sobre o valor da tarifa de água para quem excede até 20% a média do consumo ou 100% sobre o valor da tarifa para quem ultrapassa 20% da média.

Segundo a Sabesp, desde o início da maior crise hídrica do Estado, medidas como a criação do bônus e as obras de interligação entre mananciais reduziram em 58% a dependência do Cantareira –o sistema mais afetado pela seca. Atualmente, ele abastece 5,3 milhões de pessoas.

Leave a reply

Your email address will not be published.