15 Dicas para você ter um verão mais saudável!

Post_04-01

As temperaturas estão lá em cima! E para quem ainda não sabe, o calor exige ainda mais atenção com a saúde. No verão, as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Aguas Magia, traz 15 dicas que servem de alerta para esse e todos os dias quentes.

1) Consuma frutas ao longo do dia, entre as principais refeições. Abacaxi, melão, melancia, laranja, uva, coco e pêssego são ricas em água e ajudam a hidratar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir, em média, 400g/dia de frutas, legumes e verduras.

2) Ingerir muito sal faz com que o corpo tenha uma maior retenção de líquidos, resultando em inchaço e aumento da pressão arterial. Preste atenção ao rótulo e prefira opções naturais como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão. Clique aqui e veja como preparar o sal de ervas.

3) Tenha atenção ao conservar os alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser guardados em local fresco na geladeira e as carnes devem ser refrigeradas. Quando fizer refeições fora de casa, tome cuidado para evitar uma intoxicação alimentar. Clique aqui e saiba mais.

4) Outra boa opção são os chás caseiros com ervas, como a hortelã. Clique aqui e confira os detalhes.

5)água de coco é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor líquidos perdidos pelo suor. Beba muita água, mas não espere sentir sede para isso. Sentir sede já é um indicativo de que seu corpo está desidratado. E atenção: maneire no consumo de bebidas alcoólicas. Quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação e à perda de líquido intensa pelo organismo.

6) Mantenha o controle e tome cuidado na hora de escolher o que e onde irá comer na praia. Alimentos vendidos por ambulantes podem ficar prejudicados, por conta do calor e o longo tempo no sol. Evite frituras e opte por lanches leves e carnes magras, além dos picolés de fruta.

7) Não abandone os exercícios. Mas cuidado com o excesso de calor. Respeite os limites do seu corpo e prefira se exercitar no começo da manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e reduz o risco de desidratação e hipertermia.

8) Certos alimentos auxiliam o bronzeamento, evitando a exposição excessiva ao sol. Beterraba, cenoura, laranja, batata doce e folhas verdes escuras são alguns exemplos, pois possuem betacaroteno, substância que atua neste processo. Veja aqui uma receita de suco de beterraba.

9) Opte por roupas leves de algodão ou malha para facilitar a circulação sanguínea nos dias de sol. Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos. Cores mais claras ajudam a refrescar.

10) Muitas vezes, o calor excessivo inibe a fome, mas ficar horas sem comer pode deixar o organismo fraco. O ideal é comer a cada 3 horas e invista no café da manhã com pães integrais, sucos, frutas, iogurtes desnatados, oleaginosas e grãos.

11) Use a abuse do protetor solar. O produto deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes de sair de casa. Clique aqui e saiba mais.

12) Se puder, consuma frutas, verduras e legumes orgânicos. Veja aqui 10 razões para consumi-los.

13) Quer perder peso? Hidrate-se! Beber pelo menos 2 litros de água por dia pode te ajudar a emagrecer. Confira mais aqui. 

14) Suco de frutas e verduras é uma outra alternativa para matar a sede, é nutritivo e uma delícia. Clique aqui e anote uma receita de suco desintoxicante.

15) Prefere um suco refrescante? Clique aqui e confira a receita do suco verde de pepino.

Fonte: Universo Jatoba

Leave a reply

Your email address will not be published.