10 Vantagens de Beber água

Você sabia que, além de ajudar a manter uma pele saudável, o consumo de água pode até te auxiliar a emagrecer? Confira suas vantagens e abuse do líquido transparente neste verão

Reportagem: Monique Zagari Garcia

beneficios-agua-pele
Beber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedadeFoto: SXC

A água é o líquido indispensável para manter a saúde e a beleza. Problemas como pele seca, cabelos fracos, inchaços, hipertensão e cálculos renais podem ser evitados com a ingestão de dois litros de água por dia. Além disso, a água é um forte aliado para quem desejaemagrecer, pois o seu consumo induz a sensação de saciedade. Segundo Gabriel Cairo Nunes, especialista e nutricionista esportivo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso (SP), beber água contribui para o bom funcionamento do organismo, atuando de maneira completa em todas as áreas do corpo: “Isso não só ajuda a manter a pele saudável como também influencia na formação de ácidos graxos, responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e de outros micro-organismos, além de construir uma barreira de proteção contra os agentes externos”, explica.

A falta de água no organismo pode causar desidratação, fadiga, cansaço, intestino irregular, câimbras, pressão sanguínea irregular, pele seca e problemas nos rins. “É importante que a pessoa sempre carregue uma garrafinha de água na bolsa. Muitos falam que não gostam deágua pura, então experimente pingar gotas de limão ou deixar morangos e rodelas de laranja imersas na água”, recomenda a nutróloga Liliane Oppermann (SP). Nunes explica como descobrir se sua pele está desidratada: “Levante uma das maçãs do rosto com um dedo e observe se na parte superior há algum sinal de estrias. Se perceber estrias na região, com certeza a pele está precisando de cremes hidratantes e você deve elevar o consumo de água”. Para você ficar ainda mais motivada a aumentar o consumo do líquido, confira as 10 principais vantagens em beber água listadas pelo nutricionista Gabriel Cairo Nunes:

1) Poderosa arma contra a celulite

A água ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar acirculação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.

2) Disfarça as rugas

Quando a pele está hidratada, as rugas se tornam menos perceptíveis e a pele fica mais firme. 

3) Fonte rica de beleza

Controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular.

4) Unhas e cabelos hidratados

É possível notar se o corpo está hidratado avaliando as características do cabelo e das unhas. A pele é a primeira a sofrer, pois a desidratação provoca diminuição do tônus, textura e elasticidade.

5) Livre-se dos inchaços

Quando o corpo está hidratado, o volume de sangueaumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelosinchaços.

6) Equilíbrio corporal

O consumo adequado de água contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele. Além disso, estimula o intestino que elimina toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

7) Rejuvenesce

A água é uma forte aliada dos cremes hidratantes, pois ambos trabalham juntos para deixar apele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.

8) Contra o envelhecimento

As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a suarenovação e seu bom funcionamento.

9) Ajuda a emagrecer

Beber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre.

10) Essencial para manter a boa aparência

Interfere na manutenção celular e dos órgãos, no bom funcionamento do sistema imunológico e no equilíbrio hormonal.

 

 

1 Comment

Leave a reply

Your email address will not be published.